No dia 29 de julho de 2020, realizamos nossa entrevista semanal com o Bruno Carlos!
Bruno é Engenheiro de Produção, expert na área de Engenharia Industrial. Possui experiência com projetos de melhoria contínua da performance e redução de custo através da metodologia DMAIC, engenharia de métodos e ferramentas do lean manufacturing. Com Mestrado e Especialização em Engenharia de Produção, atualmente ocupa o cargo de Gerente de Engenharia Industrial.
Pedro Saraiva: Por que escolheu a Engenharia? O que te motivou a atuar nessa área?
Bruno: Acredito que a escolha vem da “queda” durante a fase mais jovem, além de eu sempre ter o sonho de trabalhar na indústria, tanto que jovem mesmo fiz curso técnico. A escolha pela Engenharia de Produção foi pela oportunidade de escolhas dentro da Engenharia, que me deu uma maior liberdade no que eu poderia atuar.
Saraiva: Qual a função que um Engenheiro Industrial desempenha dentro da organização?
Bruno: Existem várias nomenclaturas para o Engenheiro Industrial. É um serviço que busca solucionar problemas que visem aumentar a competitividade do negócio, entra situações como melhorar a produção e o serviço ao mesmo tempo que possa diminuir os custos. É um profissional que precisa mostrar resultado. Existe todo um mapeamento de valor para identificar os problemas dentro do serviço e você será o responsável final para atingir a melhoria contínua! Matérias como Estudo de Tempos e Movimentos, Lean Manufacturing, Controle de Qualidade e Administração da Produção são alguns dos conteúdos que pessoas interessadas nestes ramos devem entender!
Saraiva: Como é a sua rotina e a rotina da sua equipe diariamente?
Bruno: A equipe é formada por onze pessoas, onde dois são estagiários e nove são profissionais. Boa parte do dia a dia é voltada para estudos e projetos de melhoria contínua. A partir desses estudos que utilizamos todo o conteúdo falado na pergunta anterior. Um exemplo simples para entender melhor a função da melhoria contínua seria na troca de pneus da Fórmula 1, onde possui todo um processo padronizado e sincronizado para fazer a operação no menor tempo possível! Outra parte da rotina é estar presente nas operações para acompanhar os processos e assim identificar oportunidades. E por fim, garantir que todos os trabalhos sejam executados.
Saraiva: Quais são as competências necessárias para um profissional desempenhar um bom papel na área de Engenharia Industrial?
Bruno: Sobre competência técnica é tudo o que envolve acerca da Engenharia de Métodos, ter estudos de caso para tal. Outras competências são o entendimento do Lean, as certificações Belt e o conhecimento com ferramentas fortes no mercado como Excel e Power Bi. Agora falando das competências comportamentais, posso citar liderança, trabalho em equipe, assertividade, análise crítica, análise de coerência, visão de progresso e adaptação a mudanças!
Saraiva: Pergunta do espectador. A sua equipe atende quantos colaboradores e processos?
Bruno: Isto varia de empresa para empresa. Uma boa relação é ter um Engenheiro Industrial para cada cem funcionários.
Saraiva: Pergunta do espectador. Existe alguma Engenharia que não possa entrar na sua equipe?
Bruno: Na época que eu participava dos processos seletivos, via muitas pessoas de outros cursos interessados na vaga. O que desenvolve a pessoa é a solidez da Engenharia junto da especialização, algo que pessoas de outras áreas também podem desenvolver, não necessariamente sendo da área de Exatas.
Saraiva: Pergunta do espectador. Qual o maior desafio que você vivenciou durante a pandemia?
Bruno: Acredito que a restrição de quantidade de pessoas, o espaçamento necessário entre elas, a redução de jornada de trabalho, todo o operacional está sendo um desafio!
49min0s Saraiva: Pergunta do espectador. Qual seria uma estratégia para engajar times, evitar muro de lamentações quando não temos uma estratégia definida para apoio?
Bruno: Antes de mais nada, tudo tem que estar de acordo com o business, você precisa de uma orientação de cima para baixo para que todos estejam bem. Necessita de um alinhamento em toda a hierarquia da indústria para a resolução dos problemas. Quando existe o envolvimento e engajamento de toda a organização, você estará de fato alcançando o objetivo final!
51min20s Saraiva: Como funciona a relação da Engenharia Industrial com as outras Engenharias?
Bruno: Todos os números e ações necessitam de um trabalho em conjunto e a projeção de novos projetos são cruciais para ter um apoio extra. Esse envolvimento é totalmente alinhado com as outras áreas e a empresa no geral, para que conseguimos alcançar nosso diferencial competitivo.
53min30s Saraiva: Das quatro etapas que você mencionou no começo da live, qual você acredita ser a mais importante?
Bruno: Todas, elas precisam ser bem finalizadas para iniciar a etapa seguinte. Não tem como dizer que uma é melhor do que a outra.