Live: Um novo caminho – Trainee em Gestão Pública

No dia 12 de agosto de 2020, realizamos nossa entrevista semanal com a João Vitor Krieger!

João possui experiência em Direito e Inglês, onde através da AIESEC conseguiu trabalhar até no Paraguai! Retornando ao Brasil, foi aprovado na Vetor Brasil como trainee em Gestão Pública, e devido esta experiência atualmente é Gerente de Padronização de Produtos e Serviços de sua cidade!

Pedro Saraiva: Qual foi sua motivação para trabalhar na área de gestão pública? 

João Vitor: Vem muita da vontade de trabalhar por impacto, e isto está totalmente conectado com o terceiro setor. Durante minha experiência na AIESEC, sempre ficou claro minha vontade de desenvolver a liderança. E quando você pensa no governo, fica muito claro que este é um setor que pode fazer isto com muito mais relevância! Na área que fui aprovado, posso trabalhar o desenvolvimento de crianças e adolescentes através de gestão de projetos, através de ferramentas como saneamento básico, transporte, e o mais recente pela COVID-19. Percebo que encontrei o local exato para realizar este meu propósito de ajudar as pessoas.

Saraiva: No período em que atuou como trainee de gestão pública, quais foram seus desafios e o que o você desenvolveu durante o programa como pessoa e profissional?

João: Recomendo as pessoas olharem todo os manuais do processo seletivo da Vetor Brasil. O processo é parecido como qualquer outro, com testes online, vídeo, dinâmica de grupo e entrevista, claro que o foco era gestão pública! Percebo que o foco do processo era entender como os candidatos poderiam se portar no cenário público. Quando aprovado, existe todo um treinamento realizado pela secretaria municipal para de auxiliar no entendimento do seu papel, para que possa contribuir da melhor maneira possível. Minha primeira reunião foi com a Secretaria de Água e Esgoto, sendo que eu nunca imaginei estudar algo sobre isso! Este processo seletivo não é aberto para todas as pessoas, independente da sua graduação, desde que você tenha realmente esta vontade de mudar o setor público.

Saraiva: Como é sua rotina no trabalho que desenvolve?

João: Preciso ressaltar que cada trainee tem uma experiência diferente, pois depende do local em que está alocado. Minha experiência era acompanhar projetos públicos que poderiam ser desenvolvidos durante uma gestão de quatro anos, minha carteira possuía seis secretarias, onde fazia o monitoramento das mesmas. Atualmente estou na área da saúde, falando sobre a pandemia que estamos vivendo, ter a experiência de projetos foi crucial para saber como catalisar os processos de diagnósticos para diminuir a transmissão do corona vírus.

Saraiva: Quais são os desafios que a Gestão Pública do Brasil Enfrenta atualmente?

João: Existe a visão de que o governo é grande e lento, mas também pode ser muito volátil e rápido! Por exemplo a pandemia, você precisa agir rápido para evitar o crescimento desta doença. Montar uma equipe, estratégias, para acelerar a solução do problema! Na hora de construir uma politica pública, você pensa em focos administrativos, técnicos e políticos. É literalmente pensar em “eu tenho cacique para fazer tal ação?”. Outro desafio da política pública é conseguir entregar uma ação sendo que este é dirigido por diferentes pessoas de diferentes formações e pensamentos. E por fim, pensar de forma macro (país) e micro (rua, bairro) para ver como pode atender de melhor maneira possível sua população.

Saraiva: O que uma pessoa que queira ser trainee de gestão pública deve procurar em se desenvolver?

João: Ela precisa uma pessoa que queira desenvolver antes e durante o programa. Entender como alinhar seu propósito com o setor público. Somos formados por uma rede bem diversa, mas existem competências chaves para viver isso. Primeiro é trabalhar com foco em resultados, independente da sua visão sobre o setor. Segundo a vontade de exercer e desenvolver a liderança, para movimentar os recursos que estão a sua volta. Ter uma boa comunicação, leitura de cenário para entender os diferentes fatores dentro de um projeto, E por fim, sempre acreditar que terá uma excelente entrega nos seus trabalhos. Ressalto que o processo seletivo da Vetor está aberto! Leia todo o regulamento para entender mais sobre o programa! Falando sobre dicas, reflita sobre qual será o próximo passo, veja se faz sentido as minhas dicas de desenvolvimento para você e para seu futuro profissional, entenda se tudo isto tem coerência com seus planos futuros.

Saraiva: Pergunta do espectador. Existe possibilidade de carreira no setor público?

João: Depois que você termina o programa de trainee, você não necessariamente termina o projeto do programa. Eu continuei meu trabalho de desenvolvimento na secretaria após o programa, mas não necessariamente com o vínculo de trainee. As pessoas que estão gerenciando o governo podem te indicar ou te chamar para trabalhar para que você continue no setor.