Em março começamos a viver uma transformação no mercado devido a pandemia. Iniciou a corrida da transformação digital empresarial para seus produtos e com ela veio uma estratégia que já era conhecida no mercado, mas que carregava muito tabu, que é o home office.
O home office se tornou extremamente necessário como forma de combater o vírus sem que as atividades das organizações fossem prejudicadas.
Uma pesquisa realizada pela Mercer Consultoria diz que desde o começo da pandemia no Brasil, 72% das empresas que participaram da pesquisa oferecem este estilo de serviço, enquanto 52% oferecem jornadas flexíveis.
E do contrário ao qual acreditavam muitos gestores ativos do mercado, 88% das empresas disseram que esta experiência está sendo positiva.
Mas como se adaptar ao home office e a nova rotina? Muitos profissionais estão tendo dificuldade nessa adaptação, afinal são muitos fatores que influenciam. Neste texto daremos algumas dicas de como acelerar essa adaptação e deixar mais prazeroso sua nova rotina.
- 1- Sua rotina antiga incorporada na sua rotina nova:
A primeira dica é manter a rotina de horários antes do home office. Isso fará com que seu corpo e psicológico não sofram tanto com a mudança abrupta.
Mantenha os mesmos horários que você acordava, almoçava, lanchava, dormia, exercitava…
- 2- Improvise um “escritório”.
Escolha um lugar da sua casa para ser seu escritório, de preferência longe de distrações e que possa te remeter ao “descanso”. Use este local como gatilho para que seu cérebro reconheça como horário de expediente! Tome conta também da sua ergonomia! Aprimore este lugar para que você trabalhe sem ter danos ao seu corpo.
- 3- Alinhe as expectativas.
Nesse momento, mais do que nunca, é importante que as expectativas de entrega estejam alinhadas com seu gestor. Uma sugestão é fazer uma reunião diária de time, para planejar o dia. Caso necessário, faça todos os dias! A comunicação é a chave para um excelente home office!
- 4- Esteja conectado.
Se seu trabalho necessitar de muita interatividade, deixe uma videochamada aberta com seus companheiros de trabalho, deixando o microfone mutado, e caso precisar comunicar habilite-o, dessa forma , podemos “simular” um ambiente de trabalho.
- 5- Não se cobre tanto!
Por último, mas não menos importante, tire da cabeça que você tem MUITO mais tempo e que PRECISA ser produtivo. “Ter mais tempo” no home office é uma ilusão, porque apesar de estar em casa muitas outras variáveis que não existiam durante o horário de expediente começam a existir: filhos, casa, animais… Por isso é preciso que você cuide da sua mente, estamos em um momento muito sensível! Não esqueça de balancear suas entregas com seu desenvolvimento e também sua saúde!