No dia 15 de julho de 2020, realizamos nossa entrevista semanal com o Cristian Benito!
Cristian construiu uma sólida carreira numa montadora de grande porte da Região Sul Fluminense, mas largou seu cargo de gerência para viver e realizar o sonho do seu empreendimento sobre educação financeira!
Pedro Saraiva: Como foi trabalhar dentro de uma multinacional?
Cristian: Me formei aos 23 anos e tracei uma meta profissional assim que estava formado. No meio do caminho as coisas não andaram como eu esperava. Mas de qualquer maneira, uma dica que eu dou é “entenda como a empresa trabalha” para poder entender a situação. Aproveite a sua juventude para trabalhar duro! Sempre dê o seu máximo, evite brincar na hora do serviço. Metade da minha experiência foi técnica e quando migrei para a gerencial tive mais dificuldade. Aprendi através dos erros para me tornar um bom profissional, até alcançar o equilíbrio emocional dentro do serviço! Saiba trabalhar suas competências técnicas e comportamentais para poder crescer na carreira!
Saraiva: Quais foram suas motivações para largar uma carreira solida de 20 anos para empreender? O que você precisou desenvolver como profissional para começar seu empreendimento?
Cristian: O que mais me chamou atenção na carreira industrial foi o fato de não ter tempo para a minhas necessidades pessoais, como família, saúde e amigos. E para poder criar uma porta de saída, comecei a estudar sobre educação financeira e por consequência o meu empreendimento sobre finanças. Fiz um gerenciamento de oito anos para poder sair do ramo industrial e poder viver uma nova vida mais equilibrada! Acredito que você precisa viver a experiência empresarial para poder empreender. Você precisa ter um caixa guardado para fazer essa mudança, e no meu caso foram estes oito anos!
Saraiva Pergunta do espectador. Quais qualidades técnicas e comportamentais o jovem tem que desenvolver para ter sucesso para ingressar no trabalho?
Cristian: Você precisa de basicamente tudo, tudo é obrigatório. Mexer com macro no Excel, programação, falar uma segunda e até uma terceira língua, mas a longo prazo o que vale é o comportamento. Sua energia, suas atitudes, seu comportamento, isso é muito mais valioso e muito mais difícil de ser trabalhado do que as qualidades técnicas, por isso são mais importantes a longo prazo.
Saraiva: Pergunta do espectador. Qual a importância da leitura?
Cristian: Não existe maneira melhor de poder crescer do que praticar a leitura. Os cursos online nunca terão peso maior que os livros. Na Europa é muito comum você encontrar pessoas que possuem os hobbies da leitura, mostrando de uma maneira simples o porquê de serem mais desenvolvidos. Eu recomendo o livro “Meu último barco”, um livro de gestão que me ajudou muito durante minha carreira executiva!