Live: O Ramo Automobilístico

OBS: Lembramos que o blog é um breve resumo! Viva toda a experiência da live através do vídeo!

No dia 27 de maio de 2020, realizamos nossa entrevista semanal com o Douglas Saito!

Douglas possui experiência de aproximadamente dez anos no setor automobilístico. Começou como estagiário de qualidade e atualmente é Gerente de Operações!

Pedro Saraiva: O que você fez para se preparar na época em que estava procurando estágio?

Douglas: O estágio é crucial para o Engenheiro entender como funciona a indústria. Antes de procurar o estágio em si, eu afirmo que a pessoa deve ter perseverança. Passei por oito entrevistas até conseguir meu sim, cada reprovação eu utilizava como aprendizado. Recomendo tudo o que vocês viverem, independente do resultado, terem como aprendizado. E complemento ao dizer que sair da zona de conforto é o passo inicial para o aprimoramento pessoal e profissional! Agora falando de parte técnica, entenda o contexto da vaga! Estude a rotina, a empresa, pesquise sobre o que você está se candidatando.

Saraiva: Quais foram os principais desafios na sua carreira?

Douglas: Como se comportar com outras pessoas, a falha de comunicação pode trazer muita dor de cabeça. Tive dificuldades quando representei meu time numa reunião geral, por exemplo, onde fiz o papel do meu gestor. Tive que abordar meus colegas de várias maneiras diferentes para poder ter as informações necessárias para conseguir fazer essa representatividade, sem criar intrigas com meus companheiros de serviço.

Saraiva: Como você vê a participação dos montadores na nossa região e no Brasil?

Douglas: Ela é super importante e uma grande rede de empregabilidade. Existe toda uma cadeia que está relacionada com as montadoras. As pessoas possuem orgulho em trabalhar numa empresa de grande importância. A pandemia atrapalhou toda a operação, mas as industrias estão fazendo o máximo para poder estabilizar a operação e manter os empregados. É um setor super importante para o país e deve ser preservado para fazer a roda nacional girar.

Saraiva: Qual é o papel do Engenheiro de Produção no setor automobilístico?

Douglas: Auxilia no processo da empresa e este é um profissional que pode atuar em qualquer lugar que produza algo. Todo lugar que tenha um processo, um passo a passo com especificações… o papel do profissional é fazer aumentar o ritmo deste processo, seja em quantidade, qualidade ou tempo gasto! A palavra-chave deste profissional é: produtividade!

Saraiva: Pergunta do espectador. Quais dicas você pode dar para um recém formado?

Douglas: Lembre-se que existe uma expectativa pelo seu trabalho! Tenha uma conversa com quem te contratou para entender todas as suas obrigações. Além disso, aprimore aquilo que você faz, pense fora da caixa! Seja criativo, crie novas oportunidades para ultrapassar a expectativa esperada pelo seu serviço! Busque se aprimorar a todo momento!

Saraiva: Pergunta do espectador. Como descobrir que estou no caminho certo?

Douglas: O caminho é uma descoberta, não existe algo exato! Pra eu viver o que tenho hoje, procurei entender pessoas, estudar, buscar o meu propósito! Procurei a todo momento ser o protagonista da minha própria história! Veja se o que você está fazendo tem sentido pra você, se teu olho brilha ao estar trabalhando! Não existe emprego perfeito, você que deve construir o teu ideal de trabalho! E em todo momento, transforma as dificuldades externas em oportunidades!

Aproveite para entender a nova metodologia criada por ele, o método CPA! Uma metodologia para acelerar sua promoção dentro da empresa em que você trabalha!