Live: O Meio Acadêmico e o Mercado de Trabalho

No dia 8 de julho de 2020, realizamos nossa entrevista semanal com o Marcus Pereira!

Marcus é o atual Gerente Industrial (Centrifugação de Tubos) da Saint Gobain!

Pedro Saraiva: Quais foram os principais desafios e aprendizados ao longo da sua carreira?

Marcus: Eu não estaria onde estou hoje se não tivesse apoio. É necessário esforço e suporte, agradeço todas as pessoas que me ajudaram a me desenvolver. Um momento importante foi conciliar a carreira acadêmica com a profissional, onde cheguei ao ponto de estagiar, estudar e trabalhar de turno. Essa rotina me fez criar uma percepção dos estudos e tentar traduzir para o dia a dia. Outro desafio foi ter saído da área de produção para trabalhar relacionado ao meio ambiente.

Saraiva: Como você vê a participação da academia na vida do universitário?

Marcus: Conhecimento e formação é essencial. Existem pessoas que ficam dependentes de terceiros para desenvolver, algo que não concordo. Você deve correr atrás deste crescimento e creio que o estudo te levará a isso, por isso a importância da academia. Aproveite este tempo para agregar valor na sua vida e por consequência na sua profissão, ainda mais na atual dificuldade de ingressar no mercado. Aproveite para fazer contatos, mentorias, e saiba utilizar toda essa experiência para se diferenciar no mercado.

Saraiva: O que a multinacional vê de importância em um estudante?

Marcus: A pessoa precisa ter um propósito e este tem que estar alinhado com a empresa. Eu vejo a parte técnica, mas dou maior valor para o comportamento da pessoa dentro de um processo avaliativo, procuro por pessoas verdadeiras, que demonstrem que queiram trabalhar conosco, que tenham brilho no olho. Não conseguimos trabalhar sozinho, logo outro ponto muito importante é o trabalho em equipe!

Saraiva: O que você espera de um profissional de engenharia no mercado?

Marcus: Repito sobre a importância de a pessoa ter um diferencial. Tenha algo que mostre um destaque perante os concorrentes. Além disso, algo importante é falar uma língua estrangeira, hoje em dia com a globalização e inovação tecnológica mostra a importância de falar inglês por exemplo. Seja esforçado, “pau para toda obra”, todo profissional que é focado em resolver problemas e saiba trabalhar em equipe também terão grande valor.

Saraiva: O que você recomenda para os universitários que querem ingressar no mercado de trabalho (estágio/trainee)?

Marcus: A Saint-Gobain possui um programa nacional de Trainee e até temos no nosso polo pessoas que fizeram o processo, acredito que é uma forma bem bacana de entrar na empresa. Além disso, acredito que as pessoas devem aproveitar este momento para se informar, estudar o mercado e a empresa, ler mais, assistir mais jornais, trabalhar o desenvolvimento pessoal. Hoje em dia ter só a formação técnica não é suficiente para entrar no estágio, por exemplo.

Saraiva: Como está sendo a rotina do trabalho devido a pandemia?

Marcus: Nada é mais importante do que os colaboradores! Nossa empresa desenvolveu sistemas de segurança para proteger as pessoas, mas que também mantenham nosso ritmo de trabalho. Fizemos adaptações como Home Office e flexibilização de horário por exemplo. Nossa empresa foi pouco afetada com essa pandemia, conseguimos manter um bom ritmo e garantir o trabalho e emprego dos funcionários, além de fazermos doações para a cidade vizinha. Muitas empresas não acreditavam nessa mudança, mas hoje veem que é possível, tirando a parte operacional industrial, além de manter a produtividade e os resultados.

Saraiva: O que você costuma adotar com seu time para que ele seja harmônico e entregue resultados?

Marcus: Para manter um time coeso é necessário viver a diversidade! Nas pessoas, nos pensamentos, nas idades, em tudo que for possível. Algo para o crescimento profissional é trabalhar o feedback e o reconhecimento, saber ouvir, saber entender e parabenizar o crescimento. Claro que não existem oportunidades para todas as pessoas, então mostrar resultados é válido para que consiga crescer dentro da empresa!