Live: A Resiliência na Carreira – Cecília

OBS: Lembramos que o blog é um breve resumo! Viva toda a experiência da live através do vídeo!

No dia 3 de junho de 2020, realizamos nossa entrevista semanal com a Cecília e a Miriam. Para melhorar sua experiência na leitura, dividimos a entrevista.

Cecília é formada em Administração pela UFF. Começou sua experiência profissional na engenharia, realizou Au Pair no EUA com o intuito de melhorar a língua inglesa e foi lá que sua visão de carreira e mundo mudaram. Quando retornou para a região, conseguiu voltar para a empresa onde iniciou a carreira por ter fluência no inglês. Possui sete anos de experiência em uma grande empresa automobilística na região, onde atualmente atua como coordenadora de planejamento de produção.

Pedro Saraiva: Quais foram os principais desafios e aprendizados ao longo da sua carreira?

Cecília: Algo que realmente percebi em toda a minha vida, a experiência gera conhecimento e te prepara para os desafios da vida profissional. Quanto mais você vive, mais você pode acrescentar em outras oportunidades, a possiblidade de agregar os conhecimentos, independente de quando e onde aprendeu. O desafio é de se adaptar para poder viver esse processo, de ter resiliência de viver essa mudança em encarar desafios. O maior aprendizado de todas as experiências é poder me autoconhecer, pois quando você se conhece de verdade, você pode melhorar coisas que você não enxerga e ajudar as pessoas que estão a sua volta.

Saraiva: Como está sendo para você toda essa transição no mercado de trabalho saindo da rotina de empresa e vivendo em home office? Quais práticas está adotando com o seu time?

Cecília: Foi complicado fazer home office quando se está acostumada com o ambiente fabril, é muito difícil ver a área administrativa fora da fábrica. Mas hoje eu vejo que a adaptação foi excelente, as seis pessoas que lidero estão trabalhando muito bem. Nosso time continua tendo entregas e resultados, ainda conversamos de modo online, então o convívio de trabalho não foi totalmente perdido. Os desafios mudaram, cada dia uma surpresa, mas trabalhando em equipe conseguimos atingir os resultados que sempre almejamos!

Saraiva: O que é liderança para você? E qual o papel do líder dentro de uma organização?

Cecília: Líder é atuar como guia, um norte para o time. Eu tenho prazer em aprender e ensinar, ser sempre solicita com meus coordenados para poder melhorar a experiência profissional deles. Não sou de dar todas as respostas, mas ajudo na caminhada. Saber trabalhar com cada pessoa, ter equilíbrio emocional para comunicar a equipe tanto para notícias boas e ruins. Resumindo, tudo o que comentei eu acredito que são qualidades de um líder.

Saraiva: Para finalizar nossa entrevista, uma pergunta de um espectador. Qual foi o maior desafio que você enfrentou, por ser mulher, na indústria automotiva?

Cecília: Ouço muitas pessoas falarem que é difícil ser mulher em uma fábrica, mas eu nunca passei por uma situação alarmante, nunca vi uma gracinha, sempre fui respeitada independentemente do nível hierárquico. Mas mesmo assim, nós sempre passamos por aprovações e devemos mostrar que todos que somos capazes e responsáveis no ambiente profissional.