No dia 17 de junho de 2020, realizamos nossa entrevista semanal com o Mithermayer.
Mithermayer é Engenheiro Elétrico, com um histórico comprovado de trabalho na indústria automotiva. Habilitado em ISO 14001, Análise de Modo e Efeitos de Falhas (FMEA), Engenharia Automotiva, ISO/TS 16949 e Gerenciamento de Projetos. Atualmente é Gerente em Plataformas e Serviços na Volkswagen Caminhões e Ônibus LTDA.
Pedro Saraiva: Como você viu as transformações que o mercado de trabalho sofreu ao longo dos anos? Quais são suas expectativas para o futuro?
Mithermayer: A transformação começou em 1995 com a internet e a mulher tem uma presença muito forte nessa transformação, por causa das características que ela possui, o que vem mostrando o quanto são importantes no meio industrial. Atualmente um conceito bem forte é a Internet das Coisas (IoT), onde acelera a comunicação entre muitos meios e até mesmo o Corona, por mais ruim ele seja, acelerou esse desenvolvimento tecnológico. E o próximo passo é utilizarmos todo essa mudança para melhorar ainda mais nossa gestão de pessoas.
Saraiva: Como está acontecendo as mudanças digitais na indústria automotiva? O que nossa região Sul Fluminense pode fazer para se adaptar a este novo cenário?
Mither: Estamos numa posição de causar inveja, posicionados entre Rio de Janeiro e São Paulo. A concorrência na área tecnológica são as Startups, não a indústria em si. Minha empresa pode ser “inimiga” de outras na venda de carros e caminhões, mas podem ser minhas amigas na busca pela melhor tecnologia. Hoje quem quiser ganhar dinheiro, precisa entender mais de marketing e tecnologia, não estamos mais na época de viver pelo feeling. Conceitos como Metodologia Ágil e “cooperação x competitividade” também auxiliarão nessa adaptação do novo cenário.
Saraiva: Quais práticas você está adotando com o seu time para potencializar o digital?
Mither: Estamos digitalizando o comportamento do caminhão e do motorista, com um time de apoio para ter melhor entendimento do sistema operacional, e assim trazer um maior conforto para nosso futuro cliente. Ele conseguirá entender tudo do veículo sem precisar sair de casa. Pessoas que são resolvedoras de problemas e colaboradoras são excelentes para otimizar este processo, por exemplo. Nossa região tem gente maravilhosa para desenvolver a tecnologia, mas são difíceis de encontrar por ainda não termos um polo tecnológico para potencializar a era digital.
Saraiva: O que você recomenda para os universitários que querem ingressar no mercado de trabalho?
Mither: Usem a tecnologia para captar informação. Saibam usar o LinkedIn para poderem se aproximar do mercado de trabalho, principalmente de empresas que estão na era digital e que usam bastante esta ferramenta. Tenham paixão pelo o que fazem, a paixão faz os problemas serem pequenos. Saibam atravessar muralhas, porque se vocês acham que não terão dificuldades, estão sonhando; claro que usando a colaboração e a comunicação assertiva, para acelerar o aprendizado. Hoje os líderes recrutam as pessoas pelo brilho no olho, então sempre demonstre isso em seus processos seletivos.
Saraiva: Pergunta do espectador. Quando veremos os veículos elétricos nas ruas?
Mither: Atualmente os carros elétricos não serão vendidos como algo pessoal, mas sim como prestadores de serviço. A primeiro momento, poderemos utilizar através de aluguel. E para finalizar, eu tenho orgulho em dizer que o carro elétrico brasileiro foi feito totalmente por brasileiros e basicamente com peças nacionais!